Cuidar da alimentação de alguém que não está conseguindo se alimentar como fazia habitualmente pode ser bastante desafiador.
Possuo experiência de 08 anos de trabalho em um hospital e sei que muitas vezes o paciente em tratamento ou recuperação de alguma doença precisa de mudanças em sua alimentação.
Quando este paciente recebe alta e vai para a casa, muitas dúvidas sobre a alimentação podem surgir e é muito importante que elas sejam esclarecidas rapidamente para evitar piora no quadro de saúde do paciente e até mesmo restrições alimentares desnecessárias.
É imprescindível o cuidado nutricional logo que as primeiras dificuldades aparecem, já que a alimentação está completamente envolvida com a recuperação ou manutenção da qualidade de vida do paciente.
Caso você esteja cuidando de uma pessoa que recebeu alta hospitalar há alguns dias, ou esteja em tratamento de alguma doença e percebe que ela não está conseguindo se alimentar adequadamente, pode ser que você precise de algumas orientações, como:
- Quais as melhores escolhas alimentares para cada etapa da recuperação ?
- É necessário o uso de suplementação? Qual produto? Em qual quantidade?
- As vontades do paciente podem ser satisfeitas?
-A comida deve ser oferecida sem sal?
Entre outras questões, estas são algumas das dúvidas que podem surgir durante o cuidado de um paciente em casa.

