Leia um pouco sobre o que as dietas restritivas fazem com o seu corpo, veja como este não é o caminho para ter saúde!
O processo de dieta gera sofrimento ao nosso corpo e as consequências disso podem ser sentidas durante muito tempo depois do processo de perda rápida de peso.
Se você já passou por esse processo, vai se identificar com o que chamamos de Ciclo das dietas.
Este ciclo tem início com a restrição da quantidade dos alimentos que você consome e/ou com a exclusão de alimentos da sua rotina.
Depois de alguns dias tentando se adequar às restrições impostas à você, pode ser que comece a se sentir frustrado (a) por não conseguir parar de pensar em comida, o que é um mecanismo de defesa do seu corpo para encarar este momento que ele entende como perigoso.
O ciclo continua com momentos exagero e/ou compulsão alimentar, seguidos por culpa, ganho de peso e insatisfação corporal.
Tentar enganar seu corpo utilizando alternativas milagrosas para comer menos, enganar a vontade de comer doces ou para perder peso rápido, faz seu corpo sofrer e buscar alternativas para sobreviver a este processo de agressão.
O segredo de uma mudança duradoura e sustentável não é a restrição alimentar ou a dieta, mas sim comer melhor em todos os sentidos: verificar como a qualidade dos alimentos consumidos pode melhorar e também melhorar o seu comportamento alimentar, já que o comportamento alimentar é tão importante quanto os nutrientes que você consome.
Entendendo melhor como você se relaciona com a comida e com o seu corpo, você poderá fazer as pazes com eles e comer melhor, sem que você passe por frustrações e perca o prazer em comer. Isso porque estará mais atento (a) à sua saciedade e suas reais vontades.

